
Rede de Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras de Portugal
Um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito nacional, e que pretende contribuir para a afirmação e valorização das freguesias e das suas aldeias
Projeto “Aldeias Vinhateiras 2.0” aprovado no âmbito do Programa Crescer com o Turismo
No seguimento da criação da Rede das Freguesias Vinhateiras de Portugal surgiu a candidatura “Aldeias Vinhateiras 2.0”, aprovada pelo Turismo de Portugal, que pretende contribuir de forma clara e direta para a valorização e promoção turística dos territórios de baixa densidade, para a dinamização da base económica local e para o reforço da coesão e sustentabilidade territorial.
A intervenção proposta pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) insere-se numa lógica multiterritorial e colaborativa, que agrega um conjunto diversificado de municípios com forte identidade vitivinícola, distribuídos por todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas.
O projeto estrutura-se em torno do enoturismo como eixo catalisador, ativando recursos endógenos e qualificando a oferta turística com base na autenticidade, paisagem, gastronomia, cultura e património. Esta abordagem permite reforçar a competitividade dos territórios, promovendo produtos integrados com identidade e valor acrescentado, e posicionando-os como destinos diferenciadores e sustentáveis.
A criação de experiências-piloto inovadoras, visitas interpretativas, narrativas imersivas e conteúdos digitais multilingues são exemplos concretos de ações que valorizam o património local e promovem uma ligação emocional com os visitantes.
Em termos de digitalização, o projeto destaca-se pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas orientadas para a valorização e gestão inteligente da oferta: integração de funcionalidades inovadoras na App “Inventrip”, georreferenciação de experiências, sinalética digital interativa, motores de busca temáticos, sistema de reserva de experiências e micropágina multilingue com acessibilidade reforçada.
PRAZOS:
Início Previsto: 01/10/2025
Fim Previsto: 30/09/2027
Data aprovação: 09/03/2026
Data assinatura do TA: 13/03/2026 -– dar início à operação (1 fatura) até 9 meses após a contratualização (12/12/2026)
• O projeto deve ter uma duração de 24 meses e iniciarem-se no prazo máximo de 9 meses após a data da contratualização do apoio financeiro, sob pena de caducidade do direito ao apoio financeiro.
• Ser titular de uma conta bancária específica para a realização de todos os movimentos financeiros do projeto.
Condicionantes pós-contratuais, conforme exposto no relatório de análise:
• Demonstrar em cada pedido de pagamento, o cumprimento da obrigação instituída pela alínea b) do artigo 10.º do Regulamento anexo à Portaria n.º 50/2025/1, de 20 de fevereiro;
• Demonstração, caso aplicável, de que os conteúdos de informação comunicacionais (digitais), se encontrem transcritos em pelo menos 2 idiomas (bilingue);
• Garantir que todos os conteúdos/suportes informativos de sinalética contenham pelo menos uma língua estrangeira;
• Assegurar que os conteúdos disponibilizados na plataforma digital (APP) desenvolvida no projeto, se encontra traduzida em pelo menos uma língua estrangeira e que assegura as boas práticas de acessibilidade;
• Assegurar que as ações de capacitação e sensibilização junto dos agentes locais contenham conteúdos temáticos ligados à sustentabilidade ambiental no turismo;
• Demonstrar o funcionamento do modelo de governação definido, na fase pós-projeto;
• Demonstrar a disponibilização na App, de experiências turísticas envolvendo, no mínimo 50 operadores locais, no final do projeto;
• Demonstrar a disponibilização, na APP, da agenda digital de eventos para o ano de conclusão do projeto;
• Demonstrar a articulação com as Entidades Regionais de Turismo na promoção das experiências turísticas resultantes da implementação do projeto;
• Apresentar um relatório final de execução no prazo de 30 dias a contar da conclusão do projeto, conforme previsto na alínea j) do artigo 14.º do Regulamento da Crescer com o Turismo.

↑
Uma rede de territórios eminentemente rurais, em particular aqueles que estão ligados ao vinho e demais produtos tradicionais da alimentação
A Rede de Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras é uma secção gerida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), responsável pela inventariação, gestão e dinamização de uma rede de territórios eminentemente rurais, em particular aqueles que estão ligados ao vinho e demais produtos tradicionais da alimentação.
Assume-se como um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito nacional, e que pretende contribuir para a afirmação e valorização das freguesias e das suas aldeias através da revitalização socioeconómica e do reforço da promoção enoturística das regiões, conduzindo a uma maior dinamização dos seus valores simbólicos: ruralidade, autenticidade, património, natureza, tradições, gastronomia, entre outros.
A criação de uma Rede Nacional de Freguesias Vinhateiras torna-se relevante para a promoção e afirmação da identidade cultural das regiões e para a reabilitação e valorização socioeconómica das aldeias que têm no vinho e em tudo o que se lhe associa o seu elemento diferenciador.
Valorização das aldeias que têm no vinho, e em tudo o que se lhe associa, o seu elemento diferenciador.




Visite o site da rede de Freguesias Vinhateiras
Saiba mais sobre este projeto em freguesiasvinhateiras.pt e veja as vantagens em aderir.
Os nossos Projetos
A promoção dos teritórios, da sua cultura e dos seus produtos endógenos está na base da nossa atividade. Trabalhamos os nossos projetos em rede, sempre em estreita colaboração com os municípios associados e parceiros.





