Vale do Lima vai deter o título de “Região Europeia da Gastronomia e Vinho” durante o ano de 2025. A eleição da primeira região a ser distinguida com este título decorreu ontem, dia 19 de novembro, na Assembleia Intermunicipal que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) realizou em Almeirim – Cidade do Vinho 2024.
A candidatura envolve quatro municípios: Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Na Assembleia Intermunicipal, a candidatura foi apresentada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Paulo Sousa, e por Cristiana Freitas, coordenadora do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.
A Gastronomia e o Vinho constituem, reconhecidamente, dos mais importantes produtos da nossa oferta turística, pelo que se justifica, na visão da AMPV, esta distinção, como forma de estimular a ‘ligação’ entre a gastronomia e os vinhos, particularmente no território que irá receber esta designação.
O Vale do Lima é amplamente reconhecido como um destino turístico de excelência. No que aos vinhos diz respeito, destaca-se a marca “Loureiro do Vale do Lima”, criada com o objetivo de valorizar e promover o Vinho Verde de excelência. A gastronomia local também tem sido reconhecida como um património cultural e de identidade regional, sendo que, aliada à promoção dos produtos endógenos, contribui de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da região.