Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal
Anteriormente designado de Concurso da Rainha das Vindimas de Portugal, adotou em 2024 a designação de Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal.

↑ . As jovens candidatas ao título representam municípios associados da AMPV.
É um evento promovido pela AMPV e que se realiza anualmente, desde 2009, numa estreita colaboração com o município detentor do título de “Cidade do Vinho”.
Este concurso tem como objetivo a preservação das tradições e da cultura rural mais genuínas do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas.
As jovens candidatas ao título representam municípios associados da AMPV e são eleitas em concursos organizados pelos próprios municípios, antes da sua apresentação na gala nacional.
A AMPV, afastando-se do modelo dos concursos de beleza, ou de eleição de ‘misses’, criou um evento com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural.
A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturístico’ para visita ao território que representam, para além de um desfile em traje regional e um desfile em ‘vestido de Gala’ são as provas pontuadas pelo júri.
Este concurso tem como objetivo a preservação das tradições e da cultura rural




















Beatriz Ramos no World of Wine
Crónica da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros 2024 sobre a sua experiência no WoW, em Vila Nova de Gaia
Visite o site do concurso das Embaixadoras dos Territórios Vinhateiros
Saiba mais sobre este evento nacional