Angra do Heroísmo, situada na Ilha Terceira, Açores, é o mais recente município associado da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tendo a sua adesão sido aprovada recentemente, por unanimidade, pela Assembleia Municipal. A Associação conta atualmente com 143 municípios associados.
Angra do Heroísmo é a mais antiga cidade europeia do Atlântico, cidade renascentista e universal que ajudou a abrir horizontes à velha Europa. Porto estratégico e fundamental dos descobrimentos marítimos portugueses, ao longo de séculos foi escala obrigatória das frotas que cruzavam este imenso mar, viajando entre os países do velho mundo e as suas possessões ultramarinas.
Pela destacada importância como escala de rotas marítimas e no papel de aproximação de civilizações, foi o coração da cidade, designadamente o conjunto arquitetónico do seu Centro Histórico, classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1983.
Na ilha Terceira, destaca-se a singularidade da cultura da vinha, em curraletas, delimitadas por muros de pedra para abrigo dos ventos e aumento da temperatura. Aqui, ganha maior relevo o vinho Vermelho. No que à gastronomia diz respeito, a Alcatra assume-se como o prato tradicional de toda a Ilha Terceira, constituindo-se como um dos traços identitários da cultura terceirense.