Durante os meses de março e abril de 2026, os Fóruns Regionais regressam às diferentes regiões vitivinícolas do país, numa organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).
Estes fóruns realizam-se nos municípios representados nos órgão sociais da AMPV e têm como objetivo abordar projetos e dinâmicas de desenvolvimento turístico dos territórios, contando com a participação dos municípios e de outras entidades regionais. Serão também nestes encontros que a AMPV irá proceder à entrega dos Prémios Regionais AMPV.
Os Prémios Regionais e Nacionais AMPV pretendem celebrar o mérito de projetos e entidades e aproximar os territórios. Municípios e agentes locais podem efetuar a sua candidatura a estes prémios, através do site da AMPV, sendo que os Prémios Regionais serão entregues aquando da realização dos Fóruns Regionais e os Prémios Nacionais serão entregues em abril, por ocasião da comemoração do aniversário da AMPV.
Foram criadas seis categorias (Evento do Ano na Região, Oferta Enoturística e Oliviturismo, Enólogo(a) do Ano, Confraria Gastronómica/Báquica, Empresa/Associação Regional e Enoteca/Loja de Vinhos/Restaurante), a serem avaliadas numa primeira fase com os “Prémios Regionais”, na qual serão apuados os candidatos de cada região que vão concorrer aos “Prémios Nacionais”.
José Arruda, secretário-geral da AMPV, apela à participação dos municípios, entidades e agentes do setor, tanto nos Fóruns Regionais como nos Prémios AMPV. “Queremos reconhecer a qualidade de projetos regionais e o trabalho daqueles que se destacam em cada região. Para isso, é importante que as entidades e agentes se inscrevam, gratuitamente e de forma muito simples e prática, no site da AMPV“.
No que diz respeito aos Fóruns, “pretendemos refletir sobre a realidade, as potencialidades e os desafios de cada região nas áreas do enoturismo, da gastronomia, das freguesias vinhateiras ou dos museus do vinho, assim como abordar os principais projetos da AMPV“, explicou José Arruda.
Para estas reuniões estão convidados os presidentes das Câmaras Municipais, técnicos dos municípios, presidentes das Freguesias Vinhateiras, associações de desenvolvimento local, agentes económicos da região, entidades ligadas ao turismo, CVR’s, Comunidades Intermunicipais, Rotas do Vinho, Museus, entre outros.

