No dia 13 de maio, a Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, acolheu a edição dos Fóruns Regionais da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), subordinada ao tema “Enoturismo sustentável: preservar o futuro”.
O encontro reuniu entidades regionais de turismo, cooperativas vitivinícolas, especialistas e agentes do setor, promovendo a reflexão sobre os desafios e oportunidades do Enoturismo em Portugal.
A sessão de abertura contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, José Laires, do presidente da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, João Azevedo, e do Secretário-Geral da AMPV, José Arruda, que destacaram a importância da cooperação entre municípios e agentes do território na valorização das regiões vitivinícolas.
Durante a tarde, o fórum foi marcado por vários painéis de debate dedicados à sustentabilidade, inovação e promoção do vinho enquanto produto turístico diferenciador. Sob o mote “Desafios para uma Rede Colaborativa e Dinâmica”, foram apresentados os principais projetos da AMPV, reforçando a aposta na cooperação institucional e na definição de estratégias conjuntas para o desenvolvimento dos territórios vínicos.
O painel “AMPV em Rede / Congresso da Vinha e do Vinho” reuniu especialistas e profissionais do setor para abordar o Enoturismo enquanto fator de desenvolvimento territorial, a sustentabilidade e os desafios da comunicação no turismo vínico. Entre os oradores estiveram representantes de diversas entidades, nomeadamente Montebelo Hotels & Resorts, Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, CIM Viseu Dão Lafões, União das Adegas Cooperativas da Região Demarcada do Dão e Entidade Regional de Turismo do Centro.
No final do encontro, a AMPV entregou os Prémios AMPV – Região do Dão, que distinguiram personalidades, entidades e projetos ligados ao setor vitivinícola e ao enoturismo.
O evento terminou com uma mostra e degustação de produtos endógenos da região, num momento de promoção dos sabores, tradições e identidade territorial de Penalva do Castelo.
A iniciativa confirmou a relevância crescente do Enoturismo sustentável na estratégia de valorização dos territórios ligados à vinha e ao vinho, bem como o papel da AMPV na promoção da cooperação entre municípios e agentes do setor.
Prémios AMPV – Região do Dão
. Enólogo do Ano
António Pina
Adega Cooperativa de Penalva do castelo
. Evento do Ano
Prove Vinho e Queijo
Viseu
. Empresa do Ano
Pedra Cancela – Lusovini
Nelas
Enoteca
Di Vino Dão
Viseu
. Oferta Enoturística
Quinta de Cabriz
Carregal Sal
. Prémio Freguesias Vinhateiras
OLIVEIRA DO CONDE
Festa das Colheitas em Oliveira do Conde
Carregal Sal
. Confraria Gastronómica
Confraria Gastronómica do Dão
. Confraria Enófila
Confraria dos Enófilos do Dão














