Fórum do Dão realizou-se em Penalva do Castelo para debater os desafios do enoturismo da região

No final do encontro, a AMPV entregou os Prémios AMPV – Região do Dão, que distinguiram personalidades, entidades e projetos ligados ao vinho e ao enoturismo.

No dia 13 de maio, a Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, acolheu a edição dos Fóruns Regionais da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), subordinada ao tema “Enoturismo sustentável: preservar o futuro”.

O encontro reuniu entidades regionais de turismo, cooperativas vitivinícolas, especialistas e agentes do setor, promovendo a reflexão sobre os desafios e oportunidades do Enoturismo em Portugal.
A sessão de abertura contou com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, José Laires, do presidente da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, João Azevedo, e do Secretário-Geral da AMPV, José Arruda, que destacaram a importância da cooperação entre municípios e agentes do território na valorização das regiões vitivinícolas.

Durante a tarde, o fórum foi marcado por vários painéis de debate dedicados à sustentabilidade, inovação e promoção do vinho enquanto produto turístico diferenciador. Sob o mote “Desafios para uma Rede Colaborativa e Dinâmica”, foram apresentados os principais projetos da AMPV, reforçando a aposta na cooperação institucional e na definição de estratégias conjuntas para o desenvolvimento dos territórios vínicos.

O painel “AMPV em Rede / Congresso da Vinha e do Vinho” reuniu especialistas e profissionais do setor para abordar o Enoturismo enquanto fator de desenvolvimento territorial, a sustentabilidade e os desafios da comunicação no turismo vínico. Entre os oradores estiveram representantes de diversas entidades, nomeadamente Montebelo Hotels & Resorts, Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, CIM Viseu Dão Lafões, União das Adegas Cooperativas da Região Demarcada do Dão e Entidade Regional de Turismo do Centro.

No final do encontro, a AMPV entregou os Prémios AMPV – Região do Dão, que distinguiram personalidades, entidades e projetos ligados ao setor vitivinícola e ao enoturismo.

O evento terminou com uma mostra e degustação de produtos endógenos da região, num momento de promoção dos sabores, tradições e identidade territorial de Penalva do Castelo.

A iniciativa confirmou a relevância crescente do Enoturismo sustentável na estratégia de valorização dos territórios ligados à vinha e ao vinho, bem como o papel da AMPV na promoção da cooperação entre municípios e agentes do setor.

Prémios AMPV – Região do Dão
. Enólogo do Ano
António Pina
Adega Cooperativa de Penalva do castelo

. Evento do Ano
Prove Vinho e Queijo
Viseu

. Empresa do Ano
Pedra Cancela – Lusovini
Nelas

Enoteca
Di Vino Dão
Viseu

. Oferta Enoturística
Quinta de Cabriz
Carregal Sal

. Prémio Freguesias Vinhateiras
OLIVEIRA DO CONDE
Festa das Colheitas em Oliveira do Conde
Carregal Sal

. Confraria Gastronómica
Confraria Gastronómica do Dão

. Confraria Enófila
Confraria dos Enófilos do Dão

Publicado a