A candidatura é liderada pelo município de Borba e conta com a parceria de três entidades da região: Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.
A decisão foi tomada na Assembleia Intermunicipal extraordinária da AMPV, realizada no dia 30 de abril na Casa do Campino, em Santarém. Ao título de Cidade do Vinho 2025 concorreu também outra candidatura, apresentada por Bucelas, concelho de Loures.
Promovido pela AMPV, o título de Cidade do Vinho tem como objetivo valorizar a riqueza, diversidade e características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património. A iniciativa pressupõe a elaboração de um programa anual de ações culturais, de formação e de sensibilização ligadas ao vinho.
Este ano, detêm o título de Cidade do Vinho quatro municípios da região do Ribatejo: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém.