Borba acolheu a gala de abertura da Cidade do Vinho 2025

Um projeto que tem como lema – “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”

Borba recebeu na noite de 8 de fevereiro uma gala que marcou o arranque oficial da Cidade do Vinho 2025. Os cinco municípios da Serra d´Ossa – Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa – ganharam o título de “Cidade do Vinho 2025”, com um projeto que tem como lema – “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!” e com o objetivo de valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns destes territórios, associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

Presente nesta gala, o presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Luís Encarnação, sublinhou a importância deste projeto da Cidade do Vinho, não são para uma maior promoção das áreas do vinho e da vinha, mas sobretudo para o desenvolvimento e maior afirmação do mundo rural e dos territórios de baixa densidade.

O secretário-geral da AMPV, José Arruda, lembrou que a Cidade do Vinho é eleita pela AMPV desde a constituição da associação, há 18 anos, e que a união destes cinco municípios reflete bem a vontade de trabalhar este setor do vinho e do enoturismo em conjunto e a importância que estas áreas têm para os territórios.

Esta união dos cinco municípios foi também realçada por António Anselmo, presidente do município de Borba, que defendeu a importância do trabalho em conjunto na promoção destes cinco territórios em particular, mas também de toda a região do Alentejo.

Intervieram também nesta gala João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Sónia Caldeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, David Galego, presidente da Câmara Municipal de Redondo, e Inácio Esperança, presidente do município de Vila Viçosa, que sublinharam a importância de trabalhar em conjunto para ganhar escala e dimensão e o contributo deste título para uma maior projeção dos vinhos, do património e da cultura destes territórios, atraindo mais investimentos e mais pessoas.

Para além dos representantes das cinco autarquias, estiveram também presentes outras entidades parceiras, como a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana ou a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo.

A gala foi apresentada pelo humorista Jorge Serafim e ficou também marcada pela apresentação do projeto “Borba Tex”, que utiliza resíduos da indústria vitivinícola para a criação de peças de vestuário e acessórios.

Ao longo da noite, subiram ao palco a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, o Grupo de Cante Alentejano de Rio de Moinhos – Os Garridos, o Grupo de Saias da Casa da Cultura de Orada e Rute Sousa, no fado.

Ao longo da noite os convidados tiveram oportunidade de realizar provas de vinhos, junto dos produtores presentes, e de degustar alguns produtos gastronómicos do concelho de Borba.

Publicado a