Beatriz Ramos, do município do Cartaxo, foi eleita Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2024, numa gala que decorreu no Cartaxo, na noite de 7 de setembro.
Maria Marques, do município de Ponte da Barca, foi eleita 2.ª Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal, e Maria Rei, do município de Azambuja, foi eleita 3.ª Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal.
O Prémio Simpatia foi atribuído a Maria Parrinha, do município de Palmela, e o Prémio Fotogenia foi atribuído a Maria Marques, de Ponte da Barca.
O Prémio “A Mais Popular Online”, resultante da votação do público no site https://embaixadoras.ampv.pt, foi atribuído a Beatriz Bernardo, do município de Lagoa.
O concurso Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal, anteriormente designado de Rainha das Vindimas de Portugal, é uma organização da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e da Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP) e nesta edição contou com a parceria do Município do Cartaxo – ‘Cidade do Vinho 2024’.
Apresentaram-se a concurso 14 jovens, em representação dos
municípios de Alenquer, Arcos Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Coruche, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Santarém, Tábua e Torres Vedras.
A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturístico’ para visita ao território que representam, para além de um desfile em traje regional e um desfile em ‘vestido de Gala’ foram as provas pontuadas pelo júri.