Realizou-se no dia 30 de março a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
A Assembleia ficou marcada pela admissão dos novos municípios da Horta (Açores) e de Monchique (Algarve) e o regresso à AMPV do município alentejano de Sousel.
Foi também aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão e Contas de 2024 e destacadas as principais atividades que marcaram o ano passado, desigualmente a consolidação de projetos estruturantes como a eleição da Cidade do Vinho, a Embaixadora dos Territórios Vinhateiros, o Festival da Canção Rural ou o Concurso enológico Cidades do Vinho.
Os novos projetos da eleição da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos, os Fóruns Regionais com atribuição dos Prémios Regionais AMPV ou a candidatura da Vinha e do Vinho a património imaterial e cultural de Portugal foram também destacadas como importantes iniciativas para a valorização e promoção dos territórios.
Relativamente à entrada dos novos municípios de Monchique, Horta e Sousel, o secretário-geral da AMPV, José Arruda, sublinhou que “temos neste momento 147 municípios e já somos a segunda maior associação de municípios do país, a seguir à própria Associação Nacional de Municípios Portugueses. Mas temos a ambição e é nosso objetivo chegarmos ao final deste ano com 50 por cento dos municípios portugueses”.