A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) volta a ser parceira do Festival Nacional de Gastronomia, organizado pela Câmara Municipal de Santarém, e o qual começa já no dia 16 de outubro e decorre durante onze dias, até dia 26, na Casa do Campino, em Santarém.
A AMPV volta a ter a responsabilidade da dinamização do Salão Nacional de Vinhos & Gastronomia neste festival, com o apoio da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), do programa Wine in Moderation, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
Este ano, o Salão Nacional de Vinhos & Gastronomia vai ocupar um local ainda mais central do festival, nos claustros da Casa do Campino, logo à entrada do certame.
Neste espaço, a AMPV, em conjunto com os seus municípios associados e parceiros, irá promover provas de vinhos e produtos gastronómicos de todas as regiões do país, através de sessões de show cooking e degustações.
Cada dia do festival será dedicado a uma (ou mais) região vitivinícola, sendo que os visitantes poderão encontrar nesses dias produtos específicos desses territórios, apresentados por enólogos e gastrónomos, nomeadamente nas tertúlias que diariamente se realizam no Salão.
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo – Cidade Europeia do Vinho 2026, e a Cidade do Vinho 2025 – Serra D’Ossa (Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa) também vão ter presença assídua no Salão.
A música também irá fazer parte da programação. Todos os dias, no paco da Canção Rural irão atuar músicos dos vários pontos do país que participaram no Concurso Nacional da Canção Rural.