A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi co-organizadora do 43º Festival Nacional de Gastronomia, que decorreu na Casa do Campino, em Santarém, de 17 a 27 de outubro.
Neste deste grande certame nacional, a AMPV dinamizou o Salão de Vinhos & Gastronomia, em conjunto com os seus municípios associados e parceiros, no 1º piso da Casa do Campino, que esteve de portas abertas todos os dias, das 12h00 das 20h00, com provas de vinhos e de produtos gastronómicos de todo o país.
Este espaço foi a montra dos vinhos das 14 regiões vitivinícolas do país, espaço de promoção e de degustação de produtos gastronómicos de referência e ponto de encontro entre confrarias, enólogos, gastrónomos e visitantes.
As Tertúlias realizaram-se à noite e convidaram a sentar à mesa e conversar enquanto se provaram produtos regionais e vinhos das diferentes regiões, apresentados por enólogos e gastrónomos das diferentes regiões do país. A música também se fez ouvir, apresentada pelos participantes do Festival Nacional da Canção Rural.
No rés-do-chão da Casa do Campino, junto aos claustros, a AMPV dinamizou também o espaço Garrafeira, que funcionou diariamente, das 12h00 às 24h00, com venda e provas de vinhos.
Do programa destaca-se ainda as apresentações da Secção BIO – Município de Idanha-a-Nova, das 4 Maravilhas do Município da Mealhada, da Secção dos Municípios Olivícolas de Portugal, da Cidade do Vinho 2024 (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém), da Candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2026 (CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) e da Cidade do Vinho 2025 – Serra d’Ossa (Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa).