AMPV prepara-se para receber mais 10 novos municípios associados

O crescimento da associação, em número de associados, tem sido apontado como uma das prioridades da AMPV para este ano, sendo que o objetivo “é chegarmos aos 150 municípios associados até 2025”, revela o secretário geral da associação, José Arruda.

Queremos aumentar a nossa representatividade no território nacional e reforçar a presença nas diferentes regiões. Terminámos o ano passado com 123 municípios e vamos chegar ao fim deste primeiro trimestre de 2024, pelo menos, com 132. A nossa maior presença é no Alentejo, com mais de duas dezenas de municípios associados, seguido do Douro, Verdes e Lisboa, com quase duas dezenas de municípios associados em cada uma destas três regiões“, avança José Arruda, acrescentando que “estou confiante que vamos conseguir até final do ano ter na associação metade do total dos municípios portugueses, porque temos tido uma aceitação muito positiva. Assim que os municípios percebem a forma como trabalhamos, os grandes projetos que temos em curso e que promovem de forma tão efetiva os territórios vinhateiros e rurais, existe logo um grande interesse em fazerem parte da AMPV. A recém entrada do município de Lisboa para a AMPV é muito encorajador, tanto mais que a adesão foi aprovada pelo executivo municipal por unanimidade”. 

O secretário geral da associação reforça ainda que “a AMPV está a viver uma fase muito positiva e temos esta ambição de chegar ao final do ano com 150 municípios associados, o que significa uma representação de metade do total dos municípios portugueses. Isto é muito importante para nós, porque queremos reforçar a nossa visibilidade e notoriedade junto dos organismos centrais e queremos fazer parte da tomada de decisões, nas áreas do vinho,  do enoturismo ou da gastronomia e do mundo rural. Queremos ser conhecidos e reconhecidos como uma associação de referência na defesa e promoção dos territórios vinhateiros, e com isso ganhar visibilidade, notoriedade e dimensão, trazendo até nós mais municípios de cariz rural e vitivinícola“.

A admissão destes dez novos municípios vai ser aprovada pela AMPV na Assembleia Intermunicipal de 30 de abril, dia de comemorações do 17º aniversário da associação. 

Dos principais projetos que a AMPV desenvolve, destaque para a Cidade do Vinho, concurso enológico nacional “Cidades do Vinho”, Festival Nacional da Canção Rural, eleição nacional da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal e Rede de Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras de Portugal.

Publicado a

Junte-se à nossa lista de subscritores

Receba no seu email a newsletter da AMPV e fique a par de tudo o que precisa de saber sobre nós.