A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) marcou presença na conferência internacional da Iter Vitis, na Gala de Entrega de Prémios e na Assembleia Geral desta associação parceira, que decorreram nos dias 18 e 19 de outubro, na Moldávia.
O presidente da AMPV, Luís Encarnação, foi um dos oradores da conferência internacional da Iter Vitis, no dia 18, sobre o tema “Vinho e Turismo Cultural: Promover a Sustentabilidade Económica e a Diplomacia Cultural na Europa”.
À noite decorreu a Gala de Entrega dos Prémios da Iter Vitis, com a AMPV a receber o prémio de !Melhor Comunicação em Enoturismo”, pelas publicações da revista Rotas dos Vinhos de Portugal e o livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiras de Portugal”.
A Assembleia Geral da Iter Vitis decorreu no dia 19 em Porcari e contou com intervenções das delegações das entidades parceiras representadas, nomeadamente oriundas de Portugal, França, Itália, Espanha, Croácia, Macedónia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Grécia e Ucrânia. A AMPV detém a vice-presidência da Federação da Iter Vitis.
José Arruda, secretário-geral da AMPV, apresentou o encontro europeu que Torres Vedras vai receber em junho do próximo ano. Trata-se da 13ª Training Academy 2025 — Rotas Culturais do Concelho da Europa, da Iter Vitis, cujo programa se estende ao longo de quatro dias e passará por vários concelhos da região de Lisboa.
José Arruda apresentou ainda outros projetos que a AMPV está a desenvolver em Portugal no âmbito da promoção do enoturismo, designadamente a Rede das Aldeias Vinhateiras e a agenda e o livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”.