4ª Convenção dos Territórios Vinhateiros de 5 a 7 de março em Ponte de Lima

No dia 6 realiza-se a Gala de Encerramento da Região Europeia da Gastronomia e Vinho. Vale do Lima deteve este título em 2025, com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em conjunto com a rede de parceiros dos territórios europeus e o município de Ponte de Lima, organiza de 5 a 7 de março a 4ª Convenção dos Territórios Vinhateiros, em Ponte de Lima, no Alto Minho, Região dos Vinhos Verdes.

A Convenção é destinada a autarcas e técnicos das autarquias, entidades parceiras da rede vinhateira, agentes e investigadores de enoturismo, sendo a participação gratuita, com inscrição obrigatória até dia 25 de fevereiro, em https://ampv.pt/convencao

O objetivo deste encontro é concertar estratégias e apresentar projetos para desenvolver e promover, em conjunto e de forma integrada, os territórios vinhateiros.

Este encontro pretende “aproximar os municípios associados e parceiros, promovendo uma reflexão conjunta do trabalho que está a ser desenvolvido e apontando novas linhas de trabalho, para para além da apresentação dos grandes projetos da AMPV e que são uma referência para a promoção e valorização dos territórios, do vinho e do enoturismo nacional”, adianta José Arruda, secretário-geral da AMPV.

O programa do primeiro dia propõe abordar os projetos mais estruturantes da AMPV, como por exemplo, a Cidade do Vinho, a Região Europeia de Gastronomia e Vinhos, o concurso enológico Cidades do Vinho, o Festival Nacional da Canção Rural, o Concurso Embaixadoras de Portugal, a Rede das Freguesias Vinhateiras, os Fóruns Regionais e Prémios AMPV ou o Congresso do Vinho, do Azeite, da Cortiça e do Mundo Rural.

No dia 6 estarão em destaque as Cidades do Vinho e as entidades parceiras nacionais e internacionais, com a apresentação de projetos de desenvolvimento e promoção dos territórios.

Na noite do dia 6 irá ter lugar a Gala de Encerramento da Região Europeia da Gastronomia e Vinho. Foi o Vale do Lima que deteve este título durante o ano passado, com os municípios desta região — Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo — a concretizarem um vasto programa de ações e eventos de promoção dos vinhos e da gastronomia da região.

Publicado a