Viseu e Vendas Novas são os mais recentes municípios associados da AMPV

A adesão dos municípios de Viseu e de Vendas Novas à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) já foi aprovada pelos respetivos órgãos autárquicos e só falta agora a AMPV formalizar a sua entrada, o que irá acontecer na próxima Assembleia Intermunicipal. 

Viseu — Cidade vinhateira do Dão

Viseu é a segunda maior cidade do centro de Portugal e assume-se como “a cidade vinhateira do Dão, com o melhor do mundo dos néctares e da cozinha da Beira Alta para oferecer”. No espaço envolvente da cidade histórica com 2500 anos, há um entorno rural e vinhateiro autêntico para redescobrir. É também a cidade de Viriato e a cidade-jardim.

São vários os eventos que em Viseu fazem dos vinhos do Dão protagonistas, todos os anos, sendo de destacar os “Tons da Primavera”, na primavera; “Festa das Vindimas de Viseu”, no outono; e “Vinhos de Inverno” e Festival Literário “Tinto no Branco”, no inverno.

Vendas Novas — Os vinhos estão entre os produtos nobres do concelho 

Vendas Novas, concelho alentejano do distrito de Évora, é o terceiro maior aglomerado urbano deste distrito e o concelho que mais cresceu nas últimas duas décadas no Alentejo. A estrada de acesso a Espanha, Évora e Lisboa, o Palácio Real (atual Escola Prática de Artilharia) e o caminho de ferro estão associados ao crescimento da povoação de Vendas Novas, com apenas 300 anos de existência. 

A genuinidade dos produtos locais tornam mais rica uma gastronomia que preserva a identidade cultural e tradicional. Os vinhos estão entre os produtos nobres do concelho. É nas suas suaves planícies que encontramos as vinhas que dão origem a estes néctares distintos e de grande excelência. 

Publicado em: 05, Setembro 2017
Ver todas as notícias

parceiros

2017 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.