Vinhos portugueses premiados com mais de uma centena de medalhas no La Selezione del Sindaco

O município premiado com o maior número de medalhas foi Palmela, com 22 medalhas, seguido do Montijo com 21 medalhas e de Santa Marta de Penaguião, com 11 medalhas. 

Na sua 17ª edição, o prestigiado concurso enológico internacional La Selezione del Sindaco deslocou-se até à Enoteca Regional de Canelli, um município situado na região do Piemonte, no norte de Itália, na província de Asti, que é uma das regiões produtoras de vinho mais importantes da Itália e um lugar de excelência de vinhos espumantes. 

O concurso decorreu entre 31 de maio e 3 de junho e avaliou a qualidade de 1300 vinhos de diferentes países. Portugal participou com 211 vinhos e mais de metade destes vinhos foram premiados. Portugal ganhou um total de 111 medalhas (mais 14 que na edição de 2017): 12 Medalhas de Grande Ouro, 73 Medalhas de Ouro e 26 Medalhas de Prata. 

O vinho mais pontuado do concurso foi o Moscatel de Setúbal Malo. Destaque ainda para o vinho produzido pela Casa Santos Lima, a partir das vinhas situadas na cidade de Lisboa, o vinho Corvos de Lisboa, que ganhou uma Grande Medalha de Ouro. 

O concurso La Selezione del Sindaco é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos, envolvendo municípios e produtores. O município premiado com o maior número de medalhas foi Palmela, com 22 medalhas, seguido do Montijo com 21 medalhas e de Santa Marta de Penaguião, com 11 medalhas. 

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi, uma vez mais, uma das entidades parceiras deste concurso — organizado pela associação italiana Città del Vino, Recevin - Rede Europeia das Cidades do Vinho e Iter Vitis — e marcou presença em Canelli com um grupo de 14 conceituados enólogos portugueses, representando várias regiões do país. José Arruda, secretário-geral da AMPV, integrou o Comité Científico do Concurso. 

Medalhas por Município 

Palmela: 22

Montijo: 21

Santa Marta Penaguião: 11

Alenquer: 8

Reguengos Monsaraz: 7

Penalva Castelo: 5

Marco de Canaveses: 5

Cantanhede: 4

Almeirim: 4

Rio Maior: 3

Tomar: 3

Oeiras: 3

Torres Vedras: 2

Gouveia: 2

Cadaval: 2

Viseu: 1

Sobral Monte Agraço: 1

Setúbal: 1

Oliveira Hospital: 1

Azambuja: 1

Alpiarça: 1

Alcácer do Sal: 1

Santarém: 1

Publicado em: 06, Junho 2018
Ver todas as notícias

parceiros

2024 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.