Vinho português vence Concurso Enológico Internacional "Cidades do Vinho"

Uma "edição de ouro" com 32 Medalhas de Grande Ouro, 11 das quais vieram para Portugal, e 358 Medalhas de Ouro. Concurso regressa a Portugal em 2021, ano em que a Cidade Europeia do Vinho será portuguesa.

 

CONHEÇA AQUI OS VINHOS PREMIADOS

 

É português o melhor vinho do Concurso Internacional Enológico Cidades de Vinho, que decorreu em Frascati, Itália, de 30 de maio a 2 de junho. O vinho licoroso Moscatel Roxo Superior 2010, da Casa Ermelinda Freitas (Setúbal) recebeu a pontuação máxima atribuída nesta 18ª edição do concurso, 94 pontos, partilhando o primeiro lugar com um vinho italiano, que recebeu a mesma pontuação. 

A notícia igualmente importante é que esta foi uma edição inteiramente de ouro: foram atribuídas 32 Medalhas de Grande Ouro e 358 Medalhas de Ouro, ou seja, o limite de 30% imposto pela OIV, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, foi unicamente alcançado pelas Medalhas de Grande Ouro e de Ouro, o que significa que nesta edição a qualidade dos vinhos apresentados na competição foi muito alta.

Destas 32 medalhas de Grande Ouro, 11 vieram para Portugal e 21 foram atribuídas a vinhos italianos. 

No total, foram avaliados 1250 vinhos, de quase 500 casas italianas e estrangeiras. Itália apresentou o maior número de vinhos e Portugal foi o 2º país mais representado: concorreu com 210 vinhos, refletindo a forte ligação entre a Associação Città del Vino e a sua congênere AMPV.

Concurso "Cidades do Vinho" regressa a Portugal em 2021

Outra boa notícia para Portugal é que em 2021 este concurso regressa ao nosso país, ano em que a Cidade Europeia do Vinho será um título entregue a uma cidade portuguesa, que será eleita até março do próximo ano. A primeira vez que este prestigiado concurso de vinhos saiu de Itália foi em 2015, tendo-se realizado precisamente em Portugal, em Oeiras. 

17 provadores portugueses integraram o júri do concurso

O concurso é organizado pela Associação Città del Vino, pela Recevin - Rede Europeia de Cidades do Vinho e pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Entre os 85 jurados, 17 eram portugueses. Mais uma vez, um grupo de prestigiados provadores portugueses participou na avaliação dos vinhos a concurso. Foram jurados: José Arruda (AMPV), António Ventura, António Sousa, Carmen Santos, Helena Mira, Henrique Soares, João Paulo Gouveia, José Carvalho, Luis Moura, Maria Vicente, Paulo Machado, Pedro Andrade, Pedro Correia, Pedro Sá, Rodolfo Queirós, Sérgio Oliveira, Tiago Correia. 

Entrega dos prémios

A entrega dos prémios aos vinhos medalhados irá ter lugar no mês de julho, em Itália. A entrega dos prémios aos vinhos portugueses acontece em setembro, em Peso da Régua - Cidade do Vinho 2019. 
O concurso “Cidades do Vinho” — até ao ano passado designado de "Selezione del Sindaco" — é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos, envolvendo municípios e produtores.

 

Publicado em: 15, Junho 2019
Ver todas as notícias

parceiros

2019 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.