São João da Pesqueira vai receber o Concurso Cidades do Vinho em 2023

São João da Pesqueira é a cidade que vai acolher o 3º Concurso Cidades do Vinho, em 2023. A decisão foi aprovada na última Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que se realizou no dia 10 de novembro, em Torres Vedras. 

A AMPV e a ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal são as entidades organizadoras deste grande evento, realizado no âmbito do programa "Wine in Moderation". 

As características deste concurso tornam-no único em Portugal: é um concurso que promove de forma conjunta os vinhos e os territórios, pressupondo uma inscrição conjunta de produtores e respetivos municípios. Existe igualmente uma relação muito estreita com o Concurso Internacional Cidades do Vinho, que se realiza todos os anos em Itália.

A 1ª edição do Concurso Cidades do Vinho teve lugar em Lagoa, no Algarve, em maio de 2021. Contou com a participação de 550 vinhos de Portugal continental e ilhas e teve 160 medalhas atribuídas: 12 de Grande Ouro, 90 de Ouro e 58 de Prata. O vinho licoroso Pacheca Tawny 40 anos, da Quinta da Pacheca (Município de Lamego) foi o mais pontuado. 

Ao 2º Concurso Cidades do Vinho — que decorreu em maio deste ano em Setúbal — concorreram 346 vinhos de 55 municípios e foram atribuídas 113 Medalhas: 30 Grandes Medalhas de Ouro e 83 Medalhas de Ouro. O vinho mais pontuado foi o licoroso Moscatel Roxo de Setúbal DO Superior da Casa Ermelinda Freitas. 
  
O Concurso Cidades do Vinho conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional do Ministério da Agricultura. Vasco d’Avillez presidiu nas últimas duas edições à Comissão de Honra, António Curvelo Garcia à presidência da Comissão Técnica Científica e António Ventura foi o presidente do Júri.

Publicado em: 13, Novembro 2022
Ver todas as notícias

parceiros

2024 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.