Protocolo vai unir oito Cidades do Vinho na Gala dos 10 Anos

Será na Gala comemorativa do 10º aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) que vai ser assinado um protocolo entre os municípios portugueses que já receberam o título de Cidade Vinho e Cidade Europeia do Vinho, no dia 30 de abril, no Centro Cultural do Cartaxo. 

O título “Cidade do Vinho” é atribuído pela AMPV e tem como objetivo  valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho. O primeiro município a receber este título foi Palmela, em 2009. Seguiram-se Beja (2010), Viana do Castelo (2011), Vidigueira (2013), Barcelos (2014), Lagoa (2016) e Madalena do Pico, que detém o título ao longo deste ano de 2017.

Duas cidades portuguesas também já conquistaram o título de Cidade Europeia do Vinho: Palmela, logo no primeiro ano de lançamento do projeto, em 2012, e Reguengos de Monsaraz, em 2015. Este título é atribuído pela RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho e a AMPV é sua parceira na promoção e divulgação deste projeto, que visa essencialmente a defesa e divulgação, a nível europeu, da identidade dos territórios e da sua relação com a cultura do vinho. 

O protocolo que será assinado entre estas oito Cidades do Vinho tem como principal objetivo reforçar parcerias e trabalho em rede, através da promoção de ações e atividades ligadas à valorização e divulgação dos territórios do vinho.

Publicado em: 21, Abril 2017
Ver todas as notícias

parceiros

2017 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.