Presidente da República concede Alto Patrocínio ao Concurso Cidades do Vinho 2020

Chancela da Presidência da República reconhece importância do trabalho desenvolvido pela AMPV e ARVP na organização do Concurso Cidades do Vinho, integrado no Concurso Europeu Cidades do Vinho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, concedeu o Alto Patrocínio da Presidência da República ao Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge, que vai decorrer em Lagoa (Algarve), no Convento de São José, nos dias de 26 a 29 de novembro.

A chancela concedida pelo Presidente da República reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP) na organização do Concurso e da Prova Nacional de Vinhos.

"É com enorme satisfação que recebemos este valioso contributo de Sua Excelência o Presidente da República. Vem engrandecer ainda mais esta nossa iniciativa, reconhecer a importância deste concurso nacional para a promoção dos vinhos associados ao território e o trabalho que temos vindo a desenvolver em prol da afirmação de um setor tão fundamental para o nosso país, o setor do vinho, e de uma cultura associada ao vinho que está tão viva e presente e que é transversal a todo o território nacional", refere José Arruda, secretário-geral da AMPV. 

 

UM CONCURSO ÚNICO PROMOVE O VINHO E O TERRITÓRIO

Este concurso assume particularidades que o distinguem e o tornam único. A começar pela promoção conjunta do vinho e do território: municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios. 

Uma outra característica que o torna verdadeiramente singular é a possibilidade de participação em dois concursos (o Concurso Cidades do Vinho - Portugal Wine City Challenge, a nível nacional, e o Concurso Europeu Città del Vino, a nível internacional), com apenas uma inscrição e um único pagamento. Ou seja, além de unir todo o território português, o concurso assume também um carácter internacional, uma vez que os vinhos inscritos no Concurso Cidades do Vinho irão estar também presentes em 2021 no Concurso Internacional em Itália, que se realiza de 21 a 23 de maio, em Castelvetro di Modena. O envio das amostras dos vinhos portugueses para Itália fica à responsabilidade da organização.

Acresce ainda o facto de todos os vinhos poderem estar, de uma forma gratuita, para venda online na plataforma smartfarmer.pt da OIKOS (a plataforma smartfarmer.pt vai criar uma página própria para os vinhos premiados).

Uma iniciativa também inédita em Portugal será a Prova Nacional de Vinhos, a realizar em maio de 2021. Nela estarão presentes os melhores vinhos do Concurso Cidades do Vinho: os vinhos mais pontuados de cada região vitivinícola, o espumante e o vinho fortificado.

 

COMISSÃO DE HONRA E COMISSÃO CIENTÍFICA

Será "um elenco de luxo", como classifica a organização. A Comissão de Honra será presidida por Vasco d'Avillez e é composta por 88 presidentes de Câmara e 30 entidades ligadas ao setor do Vinho, Território e Turismo. 

A Comissão Técnica Científica será presidida pelo especialista e investigador António Sérgio Curvelo Garcia e  o Júri do Concurso é presidido pelo Eng.º António Ventura.

 

APRESENTAÇÃO DO CONCURSO NO DIA 25 DE SETEMBRO EM CASCAIS

A sessão terá lugar às 16h30, no Auditório Maria Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo. 

A sessão será também transmitida em direto, através da página de Facebook do Concurso, em https://www.facebook.com/concursocidadesdovinho

 

— Todas as informações sobre o concurso e inscrições em https://concursocidadesdovinho.pt

 

Publicado em: 23, Setembro 2020
Ver todas as notícias

parceiros

2020 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.