Nota de condolências pelo falecimento de João Carvalho Ghira

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) expressa os mais profundos votos de pesar à família de João Carvalho Ghira, que faleceu ontem, dia 24 de janeiro. 

 
O engenheiro agrónomo João Carvalho Ghira deixa-nos no ano em que a AMPV lhe iria prestar uma Homenagem Nacional, na comemoração do 12.º aniversário da associação. 
 
João Carvalho Ghira é para a AMPV "uma enorme referência no setor do vinho, que percorreu um longo e marcante percurso nesta área, tendo contribuído para uma maior qualidade e afirmação dos vinhos nacionais". Do seu percurso profissional destacam-se os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Estremadura e de Lisboa.
 
Nasceu no Cartaxo e é oriundo de uma família com forte ligação à agricultura. Frequentou os estudos superiores no Instituto Superior de Agronomia e em 1972 iniciou funções na Estação Vitivinícola Nacional, em Dois Portos, Torres Vedras, na altura Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas. 
 
Prestou assessoria técnica em diversos gabinetes de membros do Governo e desempenhou os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e da CVR de Lisboa. Entre as suas obras editadas, destaca-se “Vinhos da Estremadura”, da coleção enciclopédia dos vinhos de Portugal. 
 
É considerado "um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa do vinho português". 
 
 

** Fotografia: bagosdeuva.blogspot.com

 
Publicado em: 25, Janeiro 2019
Ver todas as notícias

parceiros

2019 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.