No dia 13 de novembro comemorou-se o Dia Mundial do Enoturismo

Municípios, produtores e outros agentes enoturísticos, de vários pontos do mundo, voltaram a ser convidados a comemorar o Enoturismo com um vasto leque de propostas, dando enfoque a uma oferta enoturística muito abrangente e diversificada e que se tem afirmado e qualificado cada vez mais, cá dentro e lá fora. 

José Arruda, presidente da AMETUR - Associação Mundial de Enoturismo e secretário-geral da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho e da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho, sublinha que "o Dia Mundial do Enoturismo já é uma data marcante na agenda dos nossos municípios e agentes enoturísticos. Serão mais de 600 cidades, de vários pontos do mundo, envolvidas nesta comemoração, oferecendo aos visitantes experiências muito diferentes e diversificadas, desde visitas a adegas, provas de vinhos, visitas a locais turísticos e históricos do território, passeios pelas vinhas, etc., tornando a cultura do vinho mais acessível aos cidadãos, que é também esse um dos principais desígnios desta comemoração".

José Arruda constata ainda que "o enoturismo é uma atividade que ganha cada vez mais força, em termos turísticos e económicos, com um enorme potencial e que desperta cada vez mais o interesse dos visitantes, que encontram juntos dos operadores de enoturismo experiências muito interessantes, diferentes e diferenciadoras, e sobretudo muito genuínas". 

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), passando a ter um carácter mundial a partir de 2019. A AMPV é parceira da Recevin na promoção desta iniciativa, dinamizando-a a nível nacional em colaboração com os municípios e Rotas do Vinho. São ainda parceiros desta comemoração a Città del Vino (Itália), Acevin (Espanha) e a AMETUR. 

Publicado em: 05, Novembro 2022
Ver todas as notícias

parceiros

2024 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.