Luciana Meneses, de Ponte de Lima, eleita Rainha das Vindimas de Portugal 2022

Pinhel, Cidade do Vinho 2020-22 foi palco da gala de eleição da Rainha das Vindimas de Portugal na noite de 17 de setembro, uma iniciativa organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), em parceria com o Município de Pinhel e a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP).

A grande vencedora da noite foi a candidata Luciana Meneses, de Ponte de Lima, que conquistou o título de Rainha das Vindimas de Portugal 2022. A 1ª Dama de Honor foi Beatriz Correia, do Município de Azambuja, que também recebeu o Prémio Simpatia; Filipa Costa, do Município de Arcos de Valdevez, foi eleita  2ª Dama de Honor; o Prémio Fotogenia foi entregue a Tatiana Ramos, do Município de Torres Vedras; e o Prémio “A Mais Popular Online” foi conquistado por Joana Emídio, do Município do Cadaval. 

A concurso estiveram 17 candidatas, em representação dos municípios de Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Lamego, Palmela, Peso da Régua, Pinhel, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Tábua, Torres Vedras e Viana do Castelo.

Ao longo da noite, as candidatas fizeram dois desfiles: o primeiro em Traje Regional e o segundo em Vestido de Noite. As concorrentes tiveram oportunidade de se dirigir ao público para apresentarem o seu concelho e a importância da Vinha e do Vinho para os territórios vinhateiros.

Os saberes e sabores dos 17 municípios a concurso estiveram em destaque no dia antes da gala, 16 de setembro, na “partilha de sabores”, onde as candidatas apresentaram o melhor da gastronomia local do seu concelho, com o objetivo de contribuir para a divulgação da gastronomia local e dos produtos (salgados ou doces) que melhoram “casam” com os vinhos de cada concelho ou região.

Ao longo de mais de uma década, a AMPV, afastando-se do modelo dos concursos de beleza ou de eleição de ‘misses’, criou um concurso com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural.

A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturístico’ para visita ao território que representam, para além do desfile em traje regional e desfile em ‘vestido de Gala’ foram as provas pontuadas pelo júri. Nesta edição de 2022 a organização decidiu promover, pela primeira vez, o prémio ‘A Mais Popular Online', tendo sido a mais votada a candidata do Município do Cadaval, Joana Emídio. 

Publicado em: 19, Setembro 2022
Ver todas as notícias

parceiros

2024 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.