
José Arruda recebeu Prémio da Ordem de Santa Maria de Ossónoba
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve distinguiu José Arruda com o “Prémio da Ordem de Santa Maria de Ossónoba” na categoria de “Mundo Enogastronómico 2023”. O prémio foi entregue no passado dia 7 de outubro, em Portimão, no decorrer de uma gala integrada no XXV Capítulo / XIX Grande Capítulo.
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve é uma entidade que tem como objetivo promover, defender e valorizar a gastronomia do Algarve, enquanto património cultural coletivo. A Gala dos Prémios da Ordem de Sta. Maria de Ossónoba é realizada de dois em dois anos, tendo a primeira ocorrido em 2009. Nesta 7ª edição dos Prémios, a confraria atribuiu mais de uma dezena de prémios a figuras que, no Algarve, em Portugal ou na Europa mereçam essa distinção pelo seu contributo para a elevação da Gastronomia regional, nacional ou europeia e/ou do movimento Confrádico.
JOSÉ ARRUDA, GRANDE IMPULSIONADOR DA PROMOÇÃO DOS TERRITÓRIOS, DO VINHO, DA GASTRONOMIA E DOS PRODUTOS ENDÓGENOS
José Arruda é secretário-geral da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho desde a sua constituição, em 2007. Grande impulsionador da promoção dos territórios vinhateiros e do enoturismo, José Arruda acumula cargos internacionais destacados. Desde 2019 que é presidente da AMETUR - Associação Mundial de Enoturismo, é secretário-geral da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho e vice-presidente da Federação Europeia Iter Vitis.
Faz-se igualmente representar na RETECORK - Rede Europeia dos Territórios Corticeiros e é um dos principais dinamizadores da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), associação que nasceu no seio da AMPV. É editor das duas edições do livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros”, lançado pela AMPV, e impulsionador da recém-criada Rede das Freguesias Vinhateiras, Olivícolas e Corticeiras de Portugal. Provador convidado para concursos de vinhos nacionais e internacionais, é o principal mentor do Concurso Cidades do Vinho, organizado anualmente pela AMPV e ARVP.
DE destacar ainda que a AMPV tem uma secção de trabalho dedicada exclusivamente à Gastronomia e outra aos Azeites de Portugal. Desde 2020, promove as comemorações do Dia da Gastronomia - Património Imaterial e tem desenvolvido um intenso trabalho de promoção dos vinhos associados à gastronomia, aos produtos gastronómicos, endógenos e de qualidade.