Concurso internacional de vinhos La Selezione del Sindaco 2018

A AMPV é uma das entidades parceiras deste concurso, organizado pela associação italiana Città del Vino, Recevin - Rede Europeia das Cidades do Vinho e Iter Vitis 

Consulte aqui o Regulamento

O concurso “La Selezione del Sindaco” é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos. Nesta 17ª edição, este prestigiado concurso desloca-se até à Enoteca Regional de Canelli (Asti), onde será realizado de 31 de maio a 3 de junho. 

Canelli é um município situado na região do Piemonte, situada no norte de Itália, na província de Asti. É uma das regiões produtoras de vinho mais importantes de Itália, um lugar de excelência de vinhos, designadamente de vinhos espumantes. 

A paisagem vinícola do Piemonte, que vai de Langhe, Roero a Monferrato, tornou-se património mundial da UNESCO em 2014, assim como património da Unesco desde 2009 são também as "catedrais subterrâneas" de Canelli, as antigas e majestosas caves que há centenas de anos, no coração do centro histórico, preservam o melhor da produção enológica desta cidade empreendedora e a história do espumante italiano. 

É um importante território de produção de vinhos, que preserva um património cultural de grande valor, mas não só. É também uma região de excelência no setor de engenharia, sendo reconhecida como um dos lugares mais importantes do mundo na produção de máquinas para enologia.

O único concurso que prevê a participação conjunta e a promoção os territórios e dos vinhos aí produzidos

La Selezione del Sindaco continua a ser caracterizado por ser o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta da empresa que produz vinho e o município onde os vinhedos estão localizados. Uma parceria ideal que visa sublinhar o valor da colaboração entre órgãos públicos e empresas privadas, onde os municípios se juntam aos vitivinicultores para atuar como promotores dos vinhos dos seus territórios.

Portugal concorreu em 2010 pela primeira vez, com 40 vinhos. No ano transato estiveram a concurso cerca de 400 vinhos de Portugal. Se por um lado o número de vinhos portugueses aumentou, por outro o número de prémios veio acompanhando o ritmo de crescimento da presença dos vinhos nacionais, o que evidencia a qualidade dos vinhos produzida um pouco por todo o país, dado que essas distinções têm sido distribuídas por vinhos de todo o território nacional.

A AMPV tem dedicado uma especial atenção a este concurso, motivando os municípios a incentivar os seus produtores a estarem presentes, promovendo assim o vinho e o território local. É esse objetivo que move este ano uma vez mais a AMPV, lançando o desafio a todos os municípios em motivarem os seus produtores a estar presentes este ano em Canelli, região de Piemonte – ASTI para o concurso que aí decorrerá de 31 de maio a 3 de junho.

O concurso conta com o patrocínio científico da OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Esta edição apresenta um novo regulamento, modificado ligeiramente em comparação com os anos anteriores, que especifica melhor os tipos de vinhos, especialmente para a área de vinhos espumantes e vinhos licorosos.

Mais informações em www.cittadelvino.it
Consulte aqui o Regulamento

Publicado em: 25, Janeiro 2018
Ver todas as notícias

parceiros

2018 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.