Concurso La Selezione del Sindaco, de 31 de maio a 3 de junho

AMPV leva grupo de 14 conceituados enólogos portugueses a Itália, para avaliar os vinhos que vão concorrer a este prestigiado concurso internacional

O Concurso Enológico La Selezione del Sindaco atinge este ano a sua 17ª edição e irá decorrer na Enoteca Regional de Canelli (Asti), em Itália, de 31 de maio a 3 de junho. Este é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos, envolvendo municípios e produtores, que têm até ao dia 23 de maio para inscrever os seus vinhos neste prestigiado concurso. 

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) é uma das entidades parceiras deste concurso e vai marcar presença em Canelli com um grupo de 13 conceituados enólogos portugueses, representando várias regiões do país, sendo o júri português liderado pelo secretário-geral da AMPV, José Arruda. 

Fazem parte deste grupo de provadores portugueses: 
Sérgio Oliveira – AMPV
Pedro Sá – Douro
António Ventura – Presidente da APE
Tiago Correia – Carcavelos
Maria Vicente – Tejo
Carmen Santos – Tejo
Helena Mira – Escola Superior Agrária de Santarém
Filipe Rocha – Açores
António Sousa – Verdes
Pedro Andrade – Bairrada
Pedro Correia – Alentejo
Henrique Soares – Presidente da CVR da Península de Setúbal
Eduardo Abade – Douro
Hugo Esteves — Dão

 

O concurso La Selezione del Sindaco é organizado pela associação italiana Città del Vino, Recevin - Rede Europeia das Cidades do Vinho e Iter Vitis, contando com o patrocínio científico da OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Este ano, o local escolhido para a sua realização foi Canelli, um município situado na região do Piemonte, situada no norte de Itália, na província de Asti. É uma das regiões produtoras de vinho mais importantes de Itália, um lugar de excelência de vinhos, designadamente de vinhos espumantes. 

A paisagem vinícola do Piemonte, que vai de Langhe, Roero a Monferrato, tornou-se património mundial da UNESCO em 2014, assim como património da Unesco desde 2009 são também as "catedrais subterrâneas" de Canelli, as antigas e majestosas caves que há centenas de anos, no coração do centro histórico, preservam o melhor da produção enológica desta cidade empreendedora e a história do espumante italiano. 

Publicado em: 15, Abril 2018
Ver todas as notícias

parceiros

2018 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.