Figueira de Castelo Rodrigo adere à Associação de Municípios Portugueses do Vinho

No sopé da Serra da Marofa, entre os vales dos rios Côa e Águeda, que desaguam no internacional Rio Douro, encontramos este concelho, de grande tradição vitivinícola e enorme potencial turístico.

O município de Figueira de Castelo Rodrigo é um dos mais recentes municípios que aderiu à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). 

José Arruda, secretário-geral da AMPV, destaca sobretudo as qualidades enoturísticas deste território, frisando "a excelente qualidade dos vinhos, dos azeites e da gastronomia tradicional, que aliada à paisagem invulgar daquela região e a um rico património erguido, tem todos os atrativos para satisfazer o visitante, que cada vez mais parte para visitar não apenas um lugar, nas sim em busca de uma grande diversidade de experiências e sensações". 

Figueira de Castelo Rodrigo pertence à Região Demarcada da Beira Interior e é um território vitivinícola com solos predominantemente de xisto e arenitos, onde se produzem vinhos de excelente qualidade, premiados a nível nacional e internacional. 

Este município, pertencente ao distrito da Guarda, região do Centro, agrega potencialidades turísticas que vão desde a beleza paisagística, a valores históricos, arqueológicos e arquitetónicos, passando pela diversidade artesanal e gastronómica ou festas e romarias bem características.

Os vales profundos dos rios Águeda e Côa, o Douro internacional e o seu cais fluvial ou a serra da Marofa constituem por si só motivos de visita, pelas magníficas vistas que proporcionam. Nos meses de fevereiro e março, as amendoeiras em flor oferecem também uma beleza particular.

Do seu património, destaca-se Castelo Rodrigo, umas das mais belas Aldeias Históricas de Portugal, hoje também uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica.

Dos vinhos ao pão, dos doces e compotas às amêndoas, passando pelos azeites, mel ou fumeiros, também os sabores locais são uma riqueza deste território. 

Publicado em: 24, Março 2020
Ver todas as notícias

parceiros

2020 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.