Dia Europeu do Enoturismo 2018 celebra-se a 11 de novembro

A edição de 2018 do Dia Europeu do Enoturismo terá lugar no próximo dia 11 de novembro e, pelo segundo ano consecutivo, os territórios vitivinícolas dos dois lados do Atlântico irão celebrar este dia.

Com o objetivo de tornar a cultura do vinho mais acessível aos cidadãos e promover a qualidade do vinho, o Dia Europeu do Enoturismo é um dia que convida os amantes do vinho e do turismo a usufruir das atividades organizadas pelas cidades e rotas do vinho na Europa. 

À semelhança do ano passado, também vários países da América Latina — designadamente Brasil, Uruguai e Argentina — se associam a esta comemoração, tornando mais abrangente a celebração do Enoturismo no mundo. A partir de 2019, o Dia Europeu do Enoturismo passa também a designar-se de Dia Mundial do Enoturismo, com a entrada no projeto da Aenotur - Associação Internacional de Enoturismo.

Nesta edição, mais de 600 cidades e municípios estarão envolvidos nesta comemoração, organizando visitas guiadas a adegas, degustação de vinhos, visitas a locais turísticos e históricos do território, passeios pelas vinhas, harmonizações de vinhos, entre muitas outras atividades.

O Dia Europeu do Enoturismo foi instituído em 2009 pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (Recevin), sendo a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho parceira da Recevin na promoção desta iniciativa, dinamizando-a a nível nacional em colaboração com os municípios e Rotas do Vinho. São ainda parceiros desta comemoração a Città del Vino (Itália), Acevin (Espanha) e a Associação Internacional de Enoturismo - Aenotur. 

* Fotografia: Município de Nelas

 

Publicado em: 24, Outubro 2018
Ver todas as notícias

parceiros

2018 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.