Comemorações do 13º aniversário da AMPV no dia 30 de abril

A AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho comemora no próximo dia 30 de abril o seu 13º aniversário.

Treze anos de intensa atividade, assente numa rede de trabalho e de parceria entre os municípios associados, colocando-os em sintonia na defesa dos valores intrínsecos dos territórios vitivinícolas e de todo o universo que gravita ao redor do vinho, desde a gastronomia, a paisagem, o artesanato, a cultura ou o enoturismo. 

A comemoração do aniversário reveste-se este ano de um particular cenário, que nos leva a todos a permanecer em casa, restringindo o nosso contacto mas não os nossos laços. Mesmo em tempo de quarentena queremos permanecer ligados e unidos, reinventando os nossos modelos de intervenção e formas de partilha de informação e conhecimento. 

Na manhã do dia 30 de abril, a AMPV lança o convite para participar numa conversa à volta do vinho: "O vinho e o mundo rural — soluções para a atual crise". À tarde, decorre a reunião de trabalho com todos os municípios da AMPV e às 18h00 estão todos convidados a levantar o copo para um brinde à AMPV, no decorrer de mais uma Prova 6/6, com os provadores Osvaldo Amado e Helena Mira e com o presidente da AMPV, Pedro Ribeiro. A conferência e a Prova 6/6 serão transmitidas em direto na página de Facebook da AMPV - Municípios do Vinho. 

Também para assinalar este aniversário, e orgulhosa do seu percurso de 13 anos de atividade, a AMPV está a trazer o seu passado à memória, apresentando durante estes dias que antecedem o dia 30 de abril os marcos mais relevantes de cada ano da sua existência. "13 anos em retrospectiva" pretende recordar as personalidades e entidades já homenageadas com os Prémios Prestígio AMPV, as Rainhas das Vindimas de Portugal, as Cidades do Vinho, os vinhos portugueses mais bem pontuados pelo Concurso La Selezione del Sindaco, os municípios que anualmente foram aderindo à AMPV e as ações e eventos mais relevantes em cada ano de atividade.

No dia 30 de abril de 2007, assinaram a escritura de constituição da AMPV 18 municípios. Hoje já são 90 os seus municípios associados. 

Ao longo dos seus 13 anos de existência, a AMPV projetou e colocou em ação projetos tão dispares como a Eleição Nacional da Rainha das Vindimas de Portugal, a criação da Associação das Rotas Vinho de Portugal, a Cidade do Vinho, o Dia Europeu/ Mundial do Enoturismo, a Rede de Museus do Vinho, a Secção de Municípios Olivícolas, entre muitos outros. 

Ao mesmo tempo, afirmou-se como instituição com voz ativa junto de entidades internacionais de referência do setor na defesa dos territórios do vinho, como seja a RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho), a AENOTUR (Associação Internacional de Enoturismo) ou a ITER VITIS (Caminhos Culturais do Vinho). 

 

 

Publicado em: 25, Abril 2020
Ver todas as notícias

parceiros

2024 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.