Associação Mundial de Enoturismo foi fundada em Torres Vedras

A AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo foi oficialmente constituída no passado dia 20 de novembro em Torres Vedras, cidade que acolhe a sua sede, situada no Mercado Municipal e que pretende ser "a montra dos vinhos dos vários pontos do mundo". 

A nova associação vai substituir a AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, criada em 2014 no município espanhol de Cambados. José Arruda, secretário-geral da AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, que desde 2019 já presidia a AENOTUR vai agora manter-se na presidência da nova associação até à eleição dos novos órgãos sociais, que irá decorrer na primeira Assembleia Geral, em meados do próximo ano em Reguengos de Monsaraz, por ocasião da V Conferência Mundial de Enoturismo.

A nova Associação Mundial de Enoturismo irá integrar como sócios fundadores todos os municípios e entidades que aderirem até esta primeira Assembleia Geral. 

Segundo José Arruda, "esta nova associação surge com a função de tornar mais abrangente o trabalho em rede já desenvolvido pela Aenotur. Queremos reunir especialistas de enoturismo dos vários cantos do mundo, debater com eles os principais desafios que se colocam hoje a esta área tão específica e tão importante para determinados segmentos de mercado, queremos dar a conhecer casos de sucesso, trocar experiências e divulgar e reproduzir o que de melhor se faz nesta área". 

O presidente da AMETUR acrescenta que "muitos países têm territórios que tradicionalmente produzem excelentes vinhos e que têm um enorme potencial para o enoturismo, mas que lhes falta uma organização estruturada e integrada da sua oferta enoturística. Por outro lado, temos imensos exemplos de sucesso que é necessário dar a conhecer. É esta troca de conhecimento, esta rede de informação que queremos partilhar e amplificar com a AMETUR". 

Este trabalho irá começar a ser desenvolvido já no início do próximo ano, com uma série de videoconferências que irão decorrer até abril e que pretendem juntar especialistas de vários países. Em março a AMETUR irá também organizar uma prova com vinhos Sauvignon de todo o mundo, em Torres Vedras, no seguimento do Concurso Mundial de Sauvignon. 

Publicado em: 02, Dezembro 2020
Ver todas as notícias

parceiros

2021 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.