Assembleia da AMPV aprova entrada de seis novos municípios associados

No passado dia 10 de novembro teve lugar em Torres Vedras a Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Dos principais temas em cima da mesa, destaque para a aprovação, por unanimidade, do Plano de Atividades e Orçamento para 2023; a aprovação da realização do 3º Concurso Cidades do Vinho em São João da Pesqueira; e a aprovação da adesão de seis novos municípios. 

Mesão Frio (Douro), Sernancelhe (Douro), Santiago do Cacém (Alentejo Litoral), Ourique (Alentejo), Baião (Verdes) e Óbidos (Lisboa) são os mais recentes municípios associados da AMPV, sendo que os últimos dois - Baião e Óbidos - já foram no passado associados da AMPV e decidiram agora regressar à associação.  

José Arruda, secretário geral da AMPV, lembra que "uma das grandes apostas da AMPV é precisamente dar maior dimensão à AMPV, reforçando a presença da associação nas diferentes regiões do país, convidando para que se juntem a nós municípios que têm no vinho uma das suas grandes referências económicas e culturais. E esse objetivo está a ser cumprido, porque desde o início deste ano 2022 até data, a AMPV contou com a adesão de 20 novos municípios. Com a entrada destes novos seis municípios, a AMPV conta neste momento com 111 municípios associados. Sermos uma associação cada vez maior significa dar mais voz, mais força e mais valor ao vinho, ao turismo, ao mundo rural", acrescenta José Arruda.

Principais atividades para 2023

Em 2023, a AMPV irá dar continuidade a projetos que já estão consolidados e que têm conquistado grande visibilidade, como a Rainha das Vindimas de Portugal, a Cidade Portuguesa/Europeia do Vinho ou o Dia Mundial do Enoturismo. 

Irá também apostar na afirmação de projetos lançados recentemente e os quais a AMPV pretende que tenham ainda mais acolhimento por parte dos seus municípios associados: 3º Concurso Cidades do Vinho, 2º Concurso da Canção Rural, Comemorações da elevação da gastronomia portuguesa e património imaterial ou a Rede das Aldeias/Freguesias Vinhateiras de Portugal.

Como principais novidades para o próximo ano, a AMPV pretende recuperar uma iniciativa que já realizou em 2013: um congresso nacional sobre o Mundo Rural, que irá ter lugar em junho por ocasião da Feira Nacional da Agricultura. Pretende também apresentar uma proposta ao Governo para a elevação do vinho e da vinha a património imaterial.

São João da Pesqueira vai receber o Concurso Cidades do Vinho em 2023

A AMPV e a ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal são as entidades organizadoras deste grande evento, realizado no âmbito do programa "Wine in Moderation". 

As características deste concurso tornam-no único em Portugal: é um concurso que promove de forma conjunta os vinhos e os territórios, pressupondo uma inscrição conjunta de produtores e respetivos municípios. Existe igualmente uma relação muito estreita com o Concurso Internacional Cidades do Vinho, que se realiza todos os anos em Itália.

A 1ª edição do Concurso Cidades do Vinho teve lugar em Lagoa, no Algarve, em maio de 2021. Contou com a participação de 550 vinhos de Portugal continental e ilhas e teve 160 medalhas atribuídas: 12 de Grande Ouro, 90 de Ouro e 58 de Prata. O vinho licoroso Pacheca Tawny 40 anos, da Quinta da Pacheca (Município de Lamego) foi o mais pontuado. 

Ao 2º Concurso Cidades do Vinho — que decorreu em maio deste ano em Setúbal — concorreram 346 vinhos de 55 municípios e foram atribuídas 113 Medalhas: 30 Grandes Medalhas de Ouro e 83 Medalhas de Ouro. O vinho mais pontuado foi o licoroso Moscatel Roxo de Setúbal DO Superior da Casa Ermelinda Freitas. 
  
O Concurso Cidades do Vinho conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional do Ministério da Agricultura. Vasco d’Avillez presidiu nas últimas duas edições à Comissão de Honra, António Curvelo Garcia à presidência da Comissão Técnica Científica e António Ventura foi o presidente do Júri.

Publicado em: 15, Novembro 2022
Ver todas as notícias

parceiros

2023 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.