AMPV propõe o tema do vinho para a FNA 2019

AMPV faz balanço “muito positivo” da sua participação na FNA 2017 e propõe o tema do Vinho para a edição de 2019

Durante os nove dias da Feira Nacional de Agricultura (FNA) / Feira do Ribatejo, que decorreu de 10 a 18 de junho em Santarém, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) promoveu a diversidade dos vinhos provenientes das diferentes regiões vitivinícolas do país.

O espaço da AMPV, no Salão Prazer de Provar, foi o ponto de encontro dos seus municípios associados e ponto de passagem de muitos visitantes, entre os quais o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que no dia 13 de junho não deixou, também ele, de brindar aos 10 anos da AMPV.  

“Esta foi uma das melhores participações de sempre da AMPV na Feira Nacional de Agricultura. Tivemos a presença de muitos produtores de vinho, das diferentes regiões vitivinícolas, que mostraram aos milhares de visitantes deste grande certame nacional que em Portugal se produzem vinhos com uma qualidade cada vez maior e que o mundo rural é muito rico e tem muito para oferecer: desde as paisagens, os produtos regionais, o contacto com a identidade destes territórios, com as histórias dos lugares e das suas gentes. E temos um enoturismo que aposta numa oferta cada vez mais qualificada e com programas muito diversificados”, revelou José Arruda, secretário-geral da AMPV.  

O espaço de vinhos teve a presença da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), com o projeto mais recente “Wine in Moderation”, que sensibilizou os visitantes para a importância do consumo de vinho com moderação.

Dada a importância crescente que o setor do vinho tem tido em Portugal, tanto do ponto de vista económico e comercial, mas também ao nível do turismo, enquanto pólo de atratividade de um número cada vez maior de visitantes, nomeadamente estrangeiros, José Arruda, propôs que em 2019 o Vinho seja o tema da Feira Nacional de Agricultura. 

A AMPV tem tido uma ação muito preponderante no sentido de dar uma maior visibilidade aos vinhos nacionais, seja através do lançamento de novos eventos exclusivamente ligados ao vinho, seja na integração do vinho em outros já existentes e de promoção da vertente agrícola ou da gastronomia. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 2006, ano em que a AMPV propôs, com êxito, a realização em Santarém do Festival Nacional do Vinho e do Concurso Nacional de Vinhos, liderado por Mário Louro.  

A proposta do tema do vinho para a edição da FNA de 2019 foi apresentada no âmbito das Jornadas Técnicas da Associação Portuguesa de Enologia (APE), que decorreram durante a FNA, no dia 16 de junho. Enquanto orador da sessão de abertura deste encontro, o secretário-geral da AMPV saudou mais esta iniciativa da APE, que é presidida por António Ventura, e lembrou que o protocolo assinado há um ano entre a AMPV e a APE tem permitido reforçar “a colaboração, o trabalho em parceria na divulgação e promoção de iniciativas ligadas ao vinho e o excelente relacionamento entre as duas entidades ao longo deste último ano”. 

Luís Mira, secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), esteve também presente nestas Jornadas Técnicas e, aproveitando a sua presença, José Arruda enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a afirmação cada vez maior desta feira e que a torna “no mais importante espaço nacional de promoção da nossa agricultura”.

Publicado em: 20, Junho 2017
Ver todas as notícias

parceiros

2017 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.