AMPV propõe elevação da vinha e do vinho a património cultural de Portugal

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) entregou no dia 14 de novembro à Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, uma proposta para elevação da vinha e do vinho a património cultural imaterial de Portugal. 

"Portugal tem uma ligação ancestral à produção agrícola em geral e à vitivinicultura em particular, temos no Douro a primeira região demarcada do mundo e a paisagem do Douro Vinhateiro é património da UNESCO, assim como a vinha do Pico, nos Açores. Temos uma diversidade de vinhos enorme, uma grande riqueza e variedade de castas autóctones que preservamos, os nossos vinhos são reconhecidos internacionalmente, sendo considerados distintos e únicos em qualquer parte do mundo. Achamos que existem razões mais do que suficientes para valorizarmos ainda mais esta nossa cultura, este nosso produto, a nossa paisagem vinhateira", explica Luís Encarnação, presidente da AMPV. 

Propõe-se a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar com vista ao reconhecimento de “A Vinha e o Vinho, a Património Cultural de Portugal” e atingir objetivos como "revisitar a importância histórica da produção vitivinícola e afirmar o vinha como “Paisagem Cultural de Portugal”; intensificar as medidas de preservação junto das comunidades rurais; contribuir para a melhoria da rede de oferta enoturistica; criar bases de conhecimento nas diversas dimensões", entre outros.

A AMPV apresentou também nesta reunião com a Ministra da Agricultura o pedido de adesão da AMPV ao Conselho Consultivo do IVV - Instituto da Vinha e do Vinho.

Publicado em: 18, Novembro 2023
Ver todas as notícias

parceiros

2023 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.