AMPV presta Homenagem Nacional ao engenheiro agrónomo João Carvalho Ghira em 2019

O Conselho diretivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) decidiu fazer uma Homenagem Nacional ao engenheiro agrónomo João Carvalho Ghira, na comemoração do 12.º aniversário da associação, no dia 30 de abril de 2019.

João Carvalho Ghira é para a AMPV "uma enorme referência no setor do vinho, que percorreu um longo e marcante percurso nesta área, tendo contribuído para uma maior qualidade e afirmação dos vinhos nacionais". Do seu percurso profissional destacam-se os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Estremadura e de Lisboa.

Nasceu no Cartaxo e é oriundo de uma família com forte ligação à agricultura. Frequentou os estudos superiores no Instituto Superior de Agronomia e em 1972 iniciou funções na Estação Vitivinícola Nacional, em Dois Portos, Torres Vedras, na altura Centro Nacional de Estudos Vitivinícolas. Prestou assessoria técnica em diversos gabinetes de membros do Governo e desempenhou os cargos de presidente do Instituto da Vinha e do Vinho e da CVR de Lisboa.

Entre as suas obras editadas, destaca-se “Vinhos da Estremadura”, da coleção enciclopédia dos vinhos de Portugal. É considerado "um dos grandes responsáveis pela evolução qualitativa do vinho português". 

 

** Fotografia: bagosdeuva.blogspot.com

Publicado em: 30, Novembro 2018
Ver todas as notícias

parceiros

2018 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.