AMPV marcou presença na apresentação de estudo sobre o mundo rural

Apresentação das conclusões do estudo "O mundo rural e o desenvolvimento económico e social de Portugal" e Assembleia da Federação Portuguesa de Turismo Rural

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Federação Portuguesa de Turismo Rural apresentaram no passado dia 13 de dezembro, na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, em Lisboa, as conclusões do estudo “O mundo rural e o desenvolvimento económico e social de Portugal”, da autoria do antigo ministro Augusto Mateus.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) marcou presença nesta iniciativa, através do seu secretário-geral, José Arruda.

Estiveram  presentes no encerramento o ministro adjunto Pedro Siza Vieira e o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

O desafio lançado à equipa de Augusto Mateus foi o de “olhar para o mundo rural português de forma crítica e de propor uma metodologia coerente de classificação destes territórios, que valorizasse o muito que o rural tem de positivo e produtivo”.

Alavancas para a mudança do mundo rural

A equipa de Augusto Mateus identificou quatro principais alavancas para a mudança do mundo rural:

- Identidade e recursos endógenos, com o objetivo de povoar, atrair pessoas e criar riqueza para mercados e procuras mais vastas a todos os níveis (local, regional, nacional, ibérico, europeu, mundial)

- Inovação e produção para que assim se consiga atrair empresas e investimento

- Mobilização para o turismo, a cultura e o património, de forma a valorizar uma internacionalização com base na resposta às procuras de consumo centradas na cultura e no património

- Aposta na sustentabilidade ambiental, para explorar e desenvolver o capital natural, os novos serviços públicos ambientais e os novos paradigmas de desenvolvimento sustentável.

Adesão da AMPV à Federação Portuguesa de Turismo Rural

Neste mesmo dia, realizou-se também na Casa de Idanha-a-Nova  a Assembleia da Federação Portuguesa de Turismo Rural, na qual foi aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2018 e aceite a adesão da AMPV, que se fará representar pelo presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico — Capital do Turismo Rural (Açores), Mark Anthony Silveira. Todas as votação desta Assembleia foram aprovadas por unanimidade.

Publicado em: 14, Dezembro 2017
Ver todas as notícias

parceiros

2018 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.