AMPV em Toulouse na cimeira "European Wine Day"

Toulouse, Cidade Europeia do Vinho Dionísio 2023, recebeu entre os dias 26 e 28 deste mês representantes da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho, da Iter Vitis, AREV, Farm Europe e Coopératives Viticoles Françaises para reuniões de trabalho e discussão dos principais desafios que o setor vitivinícola enfrenta. 

No dia 26 decorreu a reunião da RECEVIN e a passagem da cidade de Toulouse - Cidade Europeia Dionísio 2023 para Mostar, cidade da Bósnia e Herzegovina, que será a Cidade Europeia Dionísio 2024. A sessão de abertura irá realizar-se em março de 2024.

O Conselho de Administração da RECEVIN aprovou ainda a realização da Gala de Encerramento da Cidade Europeia do Vinho 2023 - Douro no próximo dia 13 de janeiro, em Sernancelhe.

Um grupo de cidades italianas do Alto Piemonte – Grande Monferrato, em Itália, será Cidade Europeia do Vinho 2024 e a gala de abertura irá acontecer nos dias 24 e 25 de fevereiro.

A RECEVIN pretende ainda marcar uma reunião de trabalho com a AREV - Assembleia das Regiões Vitivinícolas Europeias para programar ações conjuntas e começou a ser definida a composição de um grupo de trabalho europeu que servirá de ponte e meio de influência nas ações e projetos europeus que afetem aspetos relacionados com o setor vitivinícola, servindo assim de apoio a outras organizações e próprios delegações europeias e representantes de cada país. 
Em 2025 a Cidade Europeia do Vinho será espanhola e em 2026 será uma cidade portuguesa a deter este título. 

No dia 27 assinalou-se em Toulouse o "European Wine Day — Wine the Soul of Europe" com uma conferência onde foram abordados temas atuais ligados ao vinho e aos territórios. Neste mesmo dia foram entregues os Iter Vitis Award 2023, tendo as rotas dos vinhos dos Açores recebido o prémio "Melhor Destino de Enoturismo Sustentável", entregue a Carlos Amaral, diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa do Governo Regional dos Açores.  

No dia 28 realizou-se a Assembleia Geral da Iter Vitis, na qual foi aprovada a realização de uma conferência nos Açores, no Pico, de 10 a 13 de abril de 2024. A próxima assembleia da Iter Vitis vai realizar-se no próximo ano em Baku, capital do Azerbaijão. Foi ainda assinado um protocolo com as várias associações para a constituição da Rede Europeia dos Museus do Vinho.

Portugal marcou presença neste grande encontro em Toulouse, com uma delegação da AMPV e da Recevin. A AMPV integra os órgãos sociais da RECEVIN: Luís Encarnação, presidente da AMPV, é um dos vice-presidentes da RECEVIN, José Arruda é o secretário geral e Álvaro Amaro, presidente do município de Palmela, é o tesoureiro. Quanto à Iter Vitis, a AMPV detém atualmente a vice-presidência desta associação internacional. 

 

Publicado em: 07, Novembro 2023
Ver todas as notícias

parceiros

2023 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.