AMPV e ARVP envolvidas no plano de ação do Governo para o Enoturismo

Governo aposta na valorização do enoturismo e a AMPV e a ARVP estão envolvidas neste plano de ação nacional

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP), juntamente com as entidades regionais de turismo e a ViniPortugal, são as entidades envolvidas no plano nacional de ação do Programa Valorizar, na área do Enoturismo. 

 
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou por ocasião da inauguração da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, o alargamento do Programa Valorizar para 100 milhões de euros, com o objetivo de qualificar a oferta para diversificar os destinos turísticos em Portugal, e o lançamento de "um produto de apoio ao enoturismo". 
 
"Este alargamento para 100 milhões permite continuar o esforço de investimento das empresas no setor turístico e, sobretudo, qualificar a nossa oferta para diversificar os destinos turísticos em Portugal", explicou o ministro, destacando o programa para o enoturismo, que "está a conseguir captar um número cada vez mais significativo de turistas. Julgo que foram mais de 2,2 milhões de turistas que o ano passado já tiveram acesso a programas de enoturismo e queremos que isso continue. É bom para a produção vinícola, é bom para o nosso turismo", acrescentou o ministro.
 
Também a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, em declarações à agência à Lusa, afirmou que o Governo lançou um plano de ação para o enoturismo que aposta na formação, qualificação do produto e divulgação para afirmar Portugal como um destino mundial de referência neste setor.
 
O plano desenvolve-se em vários eixos: a qualificação do produto (restaurantes, alojamento, adegas ou produtores de vinho), formação e capacitação de pessoas, um calendário de eventos e organização de missões de jornalistas e operadores turísticos a Portugal, bem como a digitalização da oferta e criação de uma plataforma 'on-line' nacional.
 
As ações de formação deverão começar no primeiro semestre deste ano, devendo abranger cerca de 1.600 pessoas que ficarão com formação específica nesta área. O plano de ação envolve as entidades regionais de turismo, a ViniPortugal, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal.
 
Cerca de 2,2 milhões de visitantes por ano já têm como motivação principal ou complementar o enoturismo e gastronomia, o que se traduz num crescimento de 10% ao ano, afirmou Ana Mendes Godinho.
 
Em todo o país existem cerca de 260 unidades de enoturismo e, em 2018, foram produzidos 1.870 artigos internacionais sobre esta temática.
 
Publicado em: 18, Março 2019
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