AMPV comemora 14.º aniversário nos dias 9 e 12 de junho na FNA 2021

— Comemorações contam com a presença da Ministra da Agricultura e Secretário de Estado da Agricultura
— José Calixto, CNEMA, Jorge Sampaio e Museu do Vinho de São João da Pesqueira distinguidos com os Prémios Prestígio AMPV

As comemorações vão contar com a presença da Ministra da Agricultura, no dia 9, e do Secretário de Estado da Agricultura no dia 12, e contemplam a inauguração do Pavilhão dos Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, a homenagem nacional a título póstumo a Almeida Henriques e Carlos Bernardes, a entrega dos Prémios Prestígio AMPV e do Concurso Cidades do Vinho e a apresentação do portal Enoturismo.pt, do Inventrip e do Livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”. 

A inauguração do Pavilhão dos Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal acontece no dia 9 de junho, às 16h00, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Trata-se de um espaço com 600 m2 dedicado às diferentes regiões vitivinícolas, ao enoturismo, às Cidades do Vinho e aos Municípios Olivícolas, e que será dinamizado pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho durante os cinco dias da FNA - Feira Nacional da Agricultura. Após a colocação de placa alusiva, segue-se a assinatura de Protocolo entre a AMPV e o Ministério da Agricultura. 

No dia 12, no Pavilhão, às 16h00, será feita a entrega dos prémios do Concurso Cidades do Vinho, seguida de uma prova de vinhos. As comemorações seguem para o Grande Auditório do CNEMA. Estão convidados a fazer a Sessão de Abertura da cerimónia o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa (a confirmar), o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (a confirmar), o presidente da Câmara de Pinhel (Cidade do Vinho 2021/2022), Rui Ventura, o presidente da Recevin, José Calixto, e o presidente da AMPV, Pedro Magalhães Ribeiro. 

Segue-se a homenagem nacional, a título póstumo, aos ex-presidentes dos municípios de Viseu e de Torres Vedras, Almeida Henriques e Carlos Bernardes, respetivamente. A intervenção do Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, encerra a cerimónia.

Após a apresentação do portal Enoturismo.pt, do Inventrip e do Livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, a AMPV irá proceder à entrega de prémios. 

PRÉMIOS CONCURSO CIDADES DO VINHO

A AMPV irá premiar o presidente da Comissão de Honra do Concurso Cidades do Vinho, Vasco d' Avillez, o presidente da Comissão Científica, António Curvelo Garcia, o presidente do Júri, António Ventura, e o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, organizadora do concurso.

PRÉMIOS PRESTÍGIO AMPV

A AMPV irá distinguir com o prémio Personalidade do Ano José Calixto, presidente da Recevin - Rede Europeia de Cidades do Vinho, e o prémio Entidade do Ano será entregue ao CNEMA – Feira Nacional da Agricultura 2019, que teve como tema “A Vinha e o Vinho".

Jorge Sampaio, presidente da Rota da Bairrada, irá receber o prémio Enoturismo e ao Museu do Vinho de São João da
Pesqueira será entregue o prémio Museu do Vinho. 

Publicado em: 04, Junho 2021
Ver todas as notícias

parceiros

2021 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.