AMPV celebrou o 10º aniversário no dia 30 de abril

A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) comemorou no passado dia 30 de abril uma década de existência, com uma gala no Centro Cultural do Cartaxo. 

Há 10 anos atrás, na manhã do dia 30 de abril, no Auditório do Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, nascia a AMPV. À tarde, no Centro Cultural do Cartaxo, decorria a tomada de posse da primeira direção, local onde, 10 anos depois, a AMPV celebrou o seu 10º aniversário. 

Os seus municípios associados, entidades parceiras e representantes de muitos outros organismos ligados ao setor associaram-se a esta festa, que foi sobretudo um momento que trouxe ao presente muitas recordações, nomeadamente, o ato de constituição da associação, logo na abertura da gala, com a homenagem aos seus 18 municípios fundadores. 

Os presidentes de Câmara que, nestes 10 anos de atividade da AMPV, já terminaram ou vão em 2017 terminar o seu mandato foram também chamados ao palco, num gesto de reconhecimento do seu trabalho e contributo para o crescimento e afirmação da AMPV. 

O sucesso alcançado pelo Concurso Enológico Internacional La Selezione del Sindaco foi também evidenciado na gala, com a entrega de vários diplomas, entre os quais à casa vitivinícola mais premiada, a Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões, o município com mais vinhos premiados, o Montijo, e a região mais premiada, a Península de Setúbal.

O projeto Cidade do Vinho, considerado “a pérola da AMPV”, foi destacado na gala pelo forte e crescente envolvimento dos municípios associados, pela qualidade das candidaturas apresentadas e pelo importante contributo que têm na promoção dos territórios vitivinícolas. Os oito municípios portugueses que já receberam o título de Cidade Vinho e Cidade Europeia do Vinho subiram também ao palco e a partir de agora vão estar ainda mais unidas, através de um protocolo de cooperação e colaboração. 

Um dos pontos altos da gala foi a entrega dos Prémios Prestígio, uma iniciativa que a AMPV promove desde o seu 1º aniversário e que desta vez distinguiram Manuel Goulart Serpa, com o Prémio Personalidade 2016, e a MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local com o Prémio Entidade 2016.

Publicado em: 01, Maio 2017
Ver todas as notícias

parceiros

2017 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.