20 ANOS GASTRONOMIA PORTUGUESA PATRIMÓNIO CULTURAL

GASTRONOMIA E VINHO
Porque ninguem é feliz sozinho!

24 a 26 de julho

Conheça aqui o Programa das Comemorações 

Videoconferência e a apresentação do Livro Digital "Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal"; lançamento do documento digital ‘Harmonizações, Histórias e Memórias’ e Sessão Comemorativa do Aniversário com transmissão online.

Conheça aqui as Iniciativas dos Municípios

Os municípios aderentes promovem também nos seus territórios iniciativas comemorativas dos 20 anos da Gastronomia Património Cultural.

Conheça aqui as Homenagens "Memória de Sabores"

Os municípios aderentes foram convidados a homenagear as suas referências gastronómicas, que são motivo de orgulho pelo seu contributo passado e presente para a herança cultural que é nesta data comemorada.

 

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP) vão assinalar os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal, por Resolução do Conselho de Ministro nº 96/2000, publicado no DR nº 171/2000, Série I-B de 26 de Julho de 2000.

‘Gastronomia e Vinho’ constituem já um dos mais importantes produtos da nossa oferta turística e a harmonização entre os dois uma das ‘experiências’ mais apaixonantes do enoturismo. Estas são as razões que levam a AMPV e a ARVP, perante o quase esquecimento da data e da sua importância, a promoverem, com os municípios e Rotas de Vinho suas associadas, um conjunto de atividades que irão decorrer em todo o País, entre 24 e 26 de julho de 2020, como forma de assinalar os 20 anos da elevação da Gastronomia a Património Cultural de Portugal.

Recorde-se que a decisão do XIV Governo Constitucional, chefiado pelo atual Secretário-Geral da ONU, António Guterres, foi entusiasticamente saudada nos primeiros anos mas, ao longo do tempo, inexplicavelmente foi sendo ignorada.

Publicado em: 24, Julho 2020
Ver todas as notícias

parceiros

2020 · Associação de municípios Portugueses do Vinho · Todos os direitos reservados.